Escolha uma Página

Quando estamos em um ambiente confortável e bonito, conseguimos nos concentrar melhor, despertamos nosso lado criativo e, consequentemente, trabalhamos com mais qualidade. Levando em consideração todos os benefícios que um local de trabalho bem planejado pode oferecer, selecionamos algumas dicas de como aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa por meio da revitalização de escritórios corporativos. Confira:

Opte pelas cores ideais

Uma forma prática, rápida e barata de transformar o ambiente de trabalho é investir em uma nova pintura das paredes. As cores têm o poder de inspirar e destacar elementos da decoração, mudando completamente o local de trabalho.

Para escolher a cor certa de tinta, avalie o ramo de negócio e leve em consideração o perfil dos seus funcionários e clientes. Os tons terrosos, como marrom, bege, cinza, areia e vermelho queimado garantem um estilo clássico e sério ao ambiente. Já cores alegres e vibrantes, como o roxo, o amarelo e o laranja, combinam com empresas descoladas, onde atuam principalmente jovens profissionais.

Escolha a iluminação adequada

A luz natural espanta o sono e contribui para a melhora do humor. Por isso, a principal dica é: aproveite ao máximo a luz natural! Ampliar o tamanho das janelas, fazer claraboias e usar tijolos e telhas de vidro são algumas soluções eficientes para aumentar a claridade da sala de forma ecologicamente correta e econômica.

Na hora de comprar as lâmpadas, lembre-se de que a luz amarelada (quente) torna o ambiente mais calmo e aconchegante, enquanto a branca (fria) ajuda as pessoas a se concentrarem e são ideais para locais de leitura.

Invista em móveis ergonômicos

Existem diversos modelos de cadeiras e mesas que garantem a altura e a posição perfeita para trabalhar. Além de oferecer mais conforto e flexibilidade aos funcionários, você zelará pela saúde deles e prevenirá acidentes de trabalho.

Caso seus móveis estejam em ótimo estado e não é sua intenção adquirir novos no momento, existem diversos acessórios com preços acessíveis que podem adaptar cadeiras, mesas e equipamentos, tornando-os ergonômicos.

Monte uma sala de convívio

Como os funcionários acabam passando mais tempo dentro do escritório do que em suas próprias casas, a tendência é tornar a empresa um local personalizado, confortável e estimulante.

Uma solução inteligente é criar uma área de convívio com bar, café, sala de jogos, biblioteca, canto para descanso e até mesmo para a prática de exercícios físicos. Nela, os colaboradores podem interagir, trocar experiências e informações e voltar mais engajados e focados para o trabalho. Você aumentará a qualidade de vida de seus funcionários e a produtividade virá como consequência.

Crie um local de silêncio absoluto

Algumas atividades exigem locais calmos e silenciosos para facilitar a concentração, a análise de dados e a capacidade de decisão, mas são poucas as empresas que oferecem uma sala exclusiva para as pessoas pensarem em silêncio. Fuja dessa realidade e ofereça um espaço para que os funcionários possam se concentrar e fazer reuniões privativas.

Além disso, o excesso de barulho causa males à saúde, como aumento do estresse, que desencadeia outros problemas, que incluem dor de cabeça, pressão alta, úlceras e dores de estômago. Por isso, substitua equipamentos barulhentos, como ar condicionado, e não monte salas muito amplas, que possuam um grande número de pessoas.

Para investir na arquitetura corporativa e colocar todas essas ideias em prática sem se preocupar com a gestão de tempo das obras, basta contratar uma empresa especializada em projetos e execução de obras.

Pronto para aplicar nossas dicas de como aumentar a produtividade por meio da revitalização do ambiente de trabalho? Então confira também algumas sugestões para modernizar o layout de escritórios corporativos!