Em um período com a economia desfavorável, muitas empresas buscam a redução dos custos para cumprir com suas tarefas dentro de um orçamento aceitável. No ramo das construções, isso não é diferente. Há necessidade de contar tanto com o trabalho do engenheiro civil como do arquiteto durante o planejamento e execução de uma obra.
É preciso analisar ambas as profissões e estabelecer prioridades, a fim de obter uma construção em tempo ágil com economia e segurança. Conheça no post de hoje as características de cada profissional e saiba, como contratar esse serviço integrado para sua obra ou projeto.
A atuação do Engenheiro Civil
O Engenheiro Civil é o profissional que se dedica às diversas modalidades de construções, com a realização de estudos técnicos, projetos, medições, cálculos estruturais, considerando as propriedades dos materiais, cargas físicas e transitórias. As funções do engenheiro estão intimamente ligadas com a qualidade e segurança da estrutura e da obra como um todo. Preocupa-se com a qualidade, economia, agilidade, utilização correta dos materiais, supervisão dos trabalhadores, organização do canteiro, responsabilidades legais e cumprimento de prazo.
Lhe é atribuída a responsabilidade de realizar todos os cálculos, dimensionamentos de pilares, vigas, distribuições de esforços e levantamento dos materiais a serem utilizados.
As responsabilidades do Arquiteto
O Arquiteto é o responsável pela concepção do projeto, aproveitando da melhor maneira possível o espaço disponibilizado. Ele exerce sua função com grande preocupação com o design final e funcionalidade obtido, levando em consideração a distribuição dos ambientes, implantação e conceito das construções, iluminações, contrastes, tendências estabelecidas pelo mercado, necessidades dos clientes e outros aspectos. Para esse planejamento, é essencial o uso de recursos técnicos e artísticos.
Planeja espaços com formas inovadoras, usufruindo das novidades em voga no mercado e analisando o possível impacto ambiental ocasionado. Ele avalia o projeto de acordo com questões econômicas, condições do terreno e principalmente com o conforto ambiental, em relação à iluminação, ventilação, espaços, funcionalidades, paisagismo e decorações.
O porque de cada profissional
O arquiteto se torna o responsável por elaborar a planta e por toda a parte que se remete ao design final da obra. Essas funções não são necessariamente uma regra a ser seguida, porém é a mais usual.
Ambas as profissões estão ligadas diretamente a construções de estruturas, os dois profissionais são complementares e extremamente necessários para o planejamento e execução do projeto. Sem o engenheiro civil ou o arquiteto, possivelmente a obra se tornaria defasada e não apresentaria todos os recursos positivos que cada um desses profissionais pode adicionar com o seu conhecimento específico.
Cada características e funções desses profissionais são de suma importância e são necessários que trabalhem em conjunto, de modo que a obra proporcione as pessoas segurança juntamente com inovação e beleza. Para total satisfação do comprador e do fornecedor, o mais adequado é contar com uma empresa que tenha todos esses profissionais disponíveis para atender o projeto em sua plenitude.
Se você procura por uma empresa responsável e preocupada com todos os aspectos relacionados acima, conheça a SK Projetos e solicite já o seu orçamento!