Tirar uma obra do papel é uma tarefa que exige uma preparação extensiva e de qualidade para seu gerenciamento adequado. É somente com um bom planejamento de obra que o projeto tomará forma de maneira adequada a fim de atender todas as partes envolvidas nesse processo.

Pensando nessas questões, veja a seguir por que um projeto bem executado contribui para o resultado melhor da sua obra e como conseguir isso.

Ajuda a garantir o cumprimento do orçamento

Quando um projeto é bem executado desde a sua parte inicial, que é o planejamento, o resultado é que um orçamento muito mais relevante é elaborado. A partir da elaboração das composições de custos unitários (CCU), por exemplo, é possível determinar com mais precisão o custo da obra.

Durante a execução, esse orçamento serve como um importante guia para o uso de recursos, demonstrando necessidades de otimização de processos para que o projeto não consuma mais do que deveria.

Ao final, uma boa execução iniciada em um bom planejamento resulta em uma obra que se mantém dentro do orçamento delimitado.

Aumenta a segurança da obra

A execução de um projeto de obra é uma tarefa que envolve riscos diversos. Há riscos relacionados ao uso dos materiais, à edificação do projeto em si e à própria atuação dos funcionários.

O bom planejamento atua de modo a identificar e prever esses riscos, mitigando-os de antemão. Isso significa que com um bom planejamento a execução é mais segura, já que houve uma análise prévia com diferentes cenários e condições.

Favorece a entrega no prazo

É comum deparar-se com obras que atrasam e extrapolam o prazo que fora estabelecido como limite. Além de isso diminuir a eficiência e a produtividade também pode gerar complicações contratuais diversas.

Com um bom planejamento, por outro lado, é possível executar todo o projeto de maneira mais adequada. Dá para identificar, por exemplo, quais são as atividades mais cruciais e quais exigem mais controle.

A existência de alternativas aos diferentes cenários que podem causar atrasos também facilita para que toda a execução aconteça de maneira mais controlada.

Garante a qualidade de entrega

Outro ponto muito importante de um projeto bem executado baseado no planejamento adequado é a qualidade de entrega. Quando todos os passos são previstos e desenhados de maneira adequada e quando a execução ocorre segundo esses parâmetros, o resultado é que a obra tem mais qualidade.

Há uma menor necessidade de retrabalhos, assim como há mais satisfação e segurança para o cliente final. O cumprimento do contrato de maneira completa, entregando uma obra dentro dos padrões de qualidade, favorece o sucesso do negócio e também colabora para que sejam evitados custos de última hora.

Um bom planejamento colabora para que a obra se mantenha não apenas dentro do orçamento, mas também para ela seja mais segura, entregue no prazo e com mais qualidade. Para atingir esses objetivos, inclusive, vale a pena buscar uma empresa que ofereça esse tipo de alternativa, permitindo a criação de um projeto altamente relevante.

Você quer aumentar o sucesso na gestão de obras? Então leia nosso artigo com 6 dicas indispensáveis para conseguir resultados melhores!