Você pensa que um escritório moderno serve apenas para tornar os ambientes mais requintados e atrativos para os clientes? Isto é importante, mas não é tudo! Então você precisa ler este post para entender quais são os impactos do layout do seu escritório no dia a dia da sua empresa e descobrir que adequar os ambientes às particularidades do seu negócio é mais fácil do que você pensa.

O escritório que adota um layout tradicional está caindo em desuso, por apresentar algumas desvantagens, como maior espaço para acomodação das equipes, que são distribuídas em salas divididas conforme a hierarquia funcional da empresa. Consequentemente, seus custos de manutenção são mais altos.

Sua disposição física gera um certo distanciamento entre as equipes. Com a competitividade cada vez mais acirrada, a dinâmica de trabalho nas empresas precisa ser intensificada, o que torna imprescindível modernizar o layout do escritório corporativo para ampliar a produtividade e promover maior integração dos colaboradores.

Nos layouts modernos os espaços abertos estão em alta, sem paredes, divisórias ou estações de trabalho individualizadas, o que reduz os custos de montagem e manutenção de infraestrutura. Nestes escritórios os móveis e equipamentos podem ser compartilhados, criando-se áreas multifuncionais e os espaços formais podem ser integrados aos espaços informais de maneira harmoniosa.

O escritório moderno explora ao máximo a iluminação natural e privilegia a livre circulação de ar, reduzindo o consumo de energia elétrica. Seu ambiente é aconchegante e acolhedor, integrando de forma colaborativa todos os gestores, equipes técnicas e operacionais da organização, favorecendo maior produtividade e cooperação entre os diversos departamentos da empresa, tornando as equipes mais coesas.

No escritório moderno a qualidade de vida dos colaboradores é um ponto de atenção e cuidado. Por isso, ele dispõe espaço reservado para descompressão — local propício para relaxamento (com mesa de sinuca, videogame, televisão e livros, por exemplo), realização de happy hour e um cantinho destinado a uma soneca rápida e revigorante, para eliminação total do stress diário. Além disso, o mobiliário é ergonômico para assegurar maior conforto durante a jornada de trabalho, já que as pessoas passam maior parte do tempo no ambiente corporativo do que em casa.

Se você quiser, pode aproveitar o que há de melhor em cada modelo possível de layout e fazer uma disposição personalizada para o seu escritório, basta contratar uma empresa especializada em arquitetura corporativa para fazer um projeto sob medida para sua empresa e que esteja alinhado com a estratégia do seu negócio. E o melhor, a empresa gerencia a obra completa para você, sem interferir no andamento dos seus projetos.

A tendência atual de layout corporativo valoriza escritórios modernos, com arquitetura adequada às necessidades do negócio e ao favorecimento da integração de processos e pessoas, para que haja o melhor fluxo de informações, tornando as comunicações mais dinâmicas e participativas.

O layout moderno é amplo e panorâmico, atrativo e funcional, abre espaço para a criatividade e fortalece o espírito de equipe.

Aproveite este momento para conhecer 6 regras do sucesso para uma boa gestão de obras!