Atrasos, custo excedido e má qualidade nos serviços são alguns exemplos do que pode ocasionar uma má gestão de uma obra. E o impacto que tais ocorrências podem originar é gigantesco! Imagine só, um atraso em uma reforma interna de uma empresa, ou mesmo um custo além do previsto? São consequências que afetam diretamente o progresso da empresa e todo o seu planejamento.

Portanto, uma boa gestão de obras é algo imprescindível para que o produto final, seja ele uma construção ou uma reforma, atinja o seu propósito inicial.

Listamos 6 dicas para que você garanta o sucesso em sua gestão de obras! Confira:

1. Planejamento

O planejamento é uma das áreas mais abrangentes de uma obra. Com ele, é possível entender o processo como um todo, tendo conhecimento da concepção dos projetos, contratação de profissionais, orçamentos, compras, execução da obra, entre outros.

Sendo assim, essa é uma das áreas mais importantes de um processo de gerenciamento de obras. Infelizmente, no Brasil apenas 20% do tempo de projetos é gasto com o planejamento, o que pode ser um fator para termos os problemas de atualmente, como beneficiamento ilícito, superfaturamento de obras, corrupção e pagamento de propinas.

2. Confiança

Ao se trabalhar com uma obra, você interage diariamente com diversos profissionais. Obviamente, cada um tem suas próprias características. Sabendo disso e confiando na qualidade dos profissionais contratados, é necessário dar autonomia, permitindo que eles possam executar seu trabalho.

Claro, é importante verificar se todos estão realizando as atividades corretamente, mas não o tempo inteiro. Deixe-os trabalhar. Eles sabem o que fazer, afinal, foram contratados para isso!

3. Modernização de ambientes

Dos diversos tipos de reformas que temos atualmente, a modernização de ambientes é uma das mais comuns. Ela nada mais é do que um upgrade no ambiente corporativo, também conhecida por retrofit.

Sendo assim, é importante confiar em profissionais especialistas em projetos e gerenciamento de retrofits, para que o seu resultado final esteja dentro do que foi esperado.

4. Compatibilização de projetos

É sabido que existem diversas especialidades de projetos na construção civil. Projeto arquitetônico, estrutural, instalações hidráulicas, instalações elétricas, prevenção de incêndios e outros. Deve-se garantir sempre que todos os projetos sejam compatíveis, ou seja, que não haja interferências que só serão percebidas durante a fase de concepção.

Por isso, é recomendado que se contrate empresas competentes na elaboração de projetos, prevenindo sua construção desse tipo de problema!

5. Gerenciamento de fornecedores

Todo projeto de construção envolve diversos fornecedores que podem impactar positivamente ou negativamente em todo o seu projeto. Um simples atraso na entrega de um material pode ser crucial para que sua obra saia do planejamento realizado.

O ideal é encontrar bons fornecedores, que cumprem com os prazos estabelecidos, entregando materiais com a qualidade esperada.

6. Gestão de obras através do gerenciamento unificado

Se uma mesma empresa realizou todos os projetos, a execução e o gerenciamento da obra, todo o processo de coordenação das atividades se torna mais fácil.

Com atitudes como essas, se consegue resultados mais efetivos em sua construção. Dessa maneira, será atingido o objetivo inicial, seja ele buscar um ambiente corporativo mais moderno, uma simples reforma empresarial, ou a construção de escritórios planejados, por exemplo. O processo de gerenciamento integrado, entre outras coisas, consegue reduzir o tempo de sua obra, resolvendo pequenos problemas e gerando soluções integradas para a obra.

Algumas empresas que desejam fazer o retrofit, precisam continuar trabalhando enquanto a obra se desenvolve. Hoje em dia, ninguém pode ficar parado esperando que uma reforma se finde para voltar a operar. Esse é mais um benefício do gerenciamento unificado, de um bom planejamento e gestão de obras eficiente.

No mercado atual, já existem empresas especializadas em projetos e execução contando com um portfólio de clientes respeitável, fazendo uma gestão de obras eficiente e entregando aquilo que o cliente estava aguardando. Portanto, se você deseja ter sucesso na sua gestão de obras, não deixe de conhecer os serviços da SK Projetos!