A mudança de paradigmas nas relações de trabalho nas últimas décadas é um fato incontestável e irreversível. Todo empresário minimamente antenado a essa nova tendência já sabe que, ao contrário do que acontecia anos atrás, o sucesso de uma empresa depende, principalmente, de pessoas. Essas pessoas, sejam os colaboradores, gestores ou os próprios clientes da empresa, são peças-chave na construção e obtenção dos resultados pretendidos pela empresa.

Exatamente por isso, a arquitetura corporativa, ou arquitetura empresarial, vem ganhando cada vez mais espaço e destaque. Criar um ambiente de trabalho harmônico, agradável, funcional e que, ao mesmo tempo, passe aos colaboradores e clientes a mensagem, missão e valores da empresa, tornou-se uma questão praticamente indispensável para o sucesso de um empreendimento.

Quer saber mais sobre a arquitetura empresarial e por que ela é estratégica para um negócio? Confira nosso post de hoje!

O que é arquitetura empresarial?

De maneira resumida, a arquitetura empresarial é o ramo da arquitetura que desenvolve, projeta e executa espaços de trabalho para escritórios e empresas. Além da decoração do ambiente, planejamento de espaços funcionais e preocupação com a ergonomia do local de trabalho, a arquitetura empresarial possui papel essencial na formação estratégica da identidade visual da empresa.

O que ela vende? Como ela quer ser vista por colaboradores e clientes? Qual sua missão? Quais atividades são desenvolvidas naquele escritório ou ambiente de trabalho? Todas essas questões são levadas em consideração na elaboração de um bom projeto de arquitetura empresarial.

Quais os benefícios de investir em um projeto de arquitetura empresarial?

Apesar de muitos empresários ainda torcerem o nariz diante da possibilidade de investir dinheiro na contratação de uma equipe especializada em arquitetura empresarial, acredite, esse é um investimento que vale à pena e traz muitos benefícios (inclusive financeiros) ao empreendimento. Listamos algumas soluções que a SK PROJETOS disponibiliza a seus clientes.

  • Organização de espaços funcionais, que promovem a praticidade, objetividade e agilidade na realização de tarefas;
  • Ambientes bem planejados, que garantem um aumento da eficiência na gestão de negócios e coordenação de equipes;
  • Aumento da produtividade e motivação dos colaboradores (com mais ergonomia, espaço e comunicação, quem não trabalha melhor, não é mesmo?)

Esses são alguns dos benefícios de um projeto bem elaborado, que a arquitetura empresarial pode promover à sua empresa.

Por que ela é estratégica para um negócio?

Ao investir na contratação de uma equipe especializada em arquitetura empresarial, como a SK PROJETOS, a empresa fica preparada para atender às novas exigências do mercado em todos os sentidos. Um bom projeto arquitetônico, que alinhe a criação de espaços funcionais e agradáveis com custos relativamente baixos e condizentes com as expectativas presentes e futuras do negócio é aposta certeira!

Surpreender positivamente seus clientes com um nível excepcional de atendimento e recursos colocados ao seu dispor, e contar com uma equipe motivada e produtiva, que tem os recursos de que necessita para realizar um trabalho de qualidade, é mais do que uma estratégia de negócios. É questão de sobrevivência e sucesso a longo prazo. E é exatamente isso que um projeto de arquitetura empresarial pode fazer por um negócio.

Agora é a sua vez! Sua empresa já investiu em projetos de arquitetura empresarial? Quais foram os resultados? Compartilhe sua experiência nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!